Para que a gestão contábil venha contextualizar o crescimento da sua empresa, você precisará fazer algumas perguntas para si próprio
Todos empresários só pensam em uma coisa: crescer. Mas para que isso aconteça, muitas perguntas precisam ser feitas. Para quem? Para si próprio. A autoafirmação é uma dádiva, mas precisa ser feita com bases, por isso que a gestão contábil é importante para o crescimento do empreendimento.
É natural que a expansão acompanhe o processo de estruturação da empresa e é justamente aí que entra a gestão contábil, responsável por trazer para o negócio toda a perspectiva financeira acerca dele próprio. Porém, parar para fazer a análise interna ou fazer um trabalho de autoconhecimento pede algumas perguntas estratégicas a serem feitas pelo próprio negócio.
Quando, como e para onde crescer é o gatilho para uma série de novas perguntas, que transformam-se em um caráter de desenvolvimento da sua empresa e essa capacidade de ter uma olhar interno para as suas conquistas, bem como as suas necessidades, é fator fundamental à gestão contábil.
Essas perguntas e os seus crescimentos são inúmeros, por isso pensamos em uma série de artigos que auxiliarão neste crescimento conjunto, empresa e gestão contábil.
Motivos para o crescimento
Ta aí o famigerado “por que”, muitas vezes a primeira palavra que aprendemos falar, mediante o nosso senso questionador natural. Como empresários, esse senso é totalmente importante, mas precisa ser utilizado para autoanálise.
Primeiramente, esse é o ponto que faz a empresa questionar o ponto de satisfação, que muitas das vezes impede que a empresa olhe de forma horizontal e breca muitos lugares além onde a empresa pode chegar. A partir desse ponto, a gestão contábil precisa tirar um coelho da cartola para estimular a pretensão do empresário. Porém, também cabe a gestão contábil conter um crescimento muito rápido, que pode fazer com que a empresa breque o controle de desenvolvimento e isso seja internamente prejudicial no organograma e na gestão organizacional do empreendimento.
Paralelo a isso, cabe um ponto de atenção na gestão contábil, analisar rápidos crescimentos para o suporte da empresa, por exemplo, é ter um cuidado com a manutenção de bons resultados, o que é muito importante para a saúde do negócio.
O porte da empresa define o processo de gestão contábil e demonstra a importância da gestão no sucesso da empresa.
Estrutura Empresarial
Ok, motivos que levam a empresa a existir colocados à mesa, uma nova pergunta precisa ser feita: a sua empresa tem estrutura pra crescer? Outras perguntas partem por meio dessa, mas vamos focar nesse questionamento inicial.
Nesses casos há um exercício de gestão contábil que se chama: “Dez vezes mais”. Esse exercício parte do conceito da estrutura da sua empresa em situações relacionadas ao crescimento, por exemplo, o que fazer para explorar tal estrutura. O exercício ajudará, então, a descobrir os gargalos que aparecem no caminho.
Cabe, então, você faz a seguinte pergunta, tanto para si mesmo, quanto para funcionários e departamentos específicos da sua empresa: Se a sua empresa crescer dez vezes do dia para noite, quais seriam os gargalos pelo qual você acompanharia tal crescimento.
Você pode pegar situações isoladas, como, por exemplo perguntando ao seu gerente de sucesso do cliente se o suporte da empresa conseguiria suportar-se caso, do dia pra noite, ele crescesse dez vezes, ou para o gerente de infraestrutura como eles lidariam com o crescimento da empresa no que tange a tecnologia, enfim…
Os fatores citados acima são de principal influência para que, dentro da gestão contábil, o seu negócio venha crescer, mas, além disso, fatores como o conhecimento de forma de crescimento, os milestones do caminho, material pessoal, riscos e benefícios, fatores a ser abordados para o crescimento da sua empresa.