post

Saiba por onde a sua empresa tem andado e que ponto de perspectiva pode ser fundamental para mudança de patamar dela, além da importância contábil nessa gestão

Quando você, como empresário, entende que a sua empresa cresceu? Quando esse tal ponto de virada, que chega para todos empresário pode, também, chegar à sua empresa? A bonança após a tempestade, o pote de ouro no final do arco-íris, são coisas que todos os donos, sócios, investidores e acionistas de empresas esperam para obter o retorno financeiro real do investimento do seu negócio, e isso independe de foco, segmentação e porte da empresa. Na verdade, quanto menor o tamanho estrutural dela, de princípio, mais pontos de virada ela vai ter mediante aos seus crescimentos gradativos nos processos naturais como empresa.

Esse artigo servirá a você, empresário, identificar o ou os pontos de virada da sua empresa no decorrer da sua jornada como empreendedor. Esse exercício vai ajudar você, tanto internamente, para valorizar cada ponto do seu trajeto como empresário, e corporativamente, potencializando estratégia que envolva toda a sua equipe nas causas da empresa.

Olhando para dentro

Nando Reis canta uma música, uma das mais importantes do seu repertório, por sinal, que chama-se “Por onde andei”. Pegando carona nos questionamentos feitos pelo próprio autor da música na canção, adaptamos esses questionamentos para a realidade empresarial e fazemos uma análise dela.

“Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado. E eu me lembro das suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam óbvias até à uma criança. Por onde andei, enquanto você me procurava?…”, é como se dá a construção da música que, como podemos ver, foca em num questionamento pessoa dos caminhos tomados pelo próprio indivíduo que próprio se questiona.

Para que toda empresa venha entender o patamar e os pontos de transição deste patamar, é fundamental que haja reconhecimento de falhas, como o próprio cantor pede perdão e reconhece que se perdeu em coisas óbvias até para uma criança. Quando constrói um olhar crítico, principalmente para si próprio, há um modelo de construção muito saudável que coloca o líder na verdadeira condição de liderança na empresa, e não de chefia, com uma qualidade maior de feedbacks, aprendidos e relacionada com uma obra da música popular brasileira.

Lidando com a virada

Cabe ao próprio empresário chegar a esse ponto de virada, mas a sua identificação é realmente bastante complicada para quem vive o processo diariamente. Mas a forma com que a empresa é organizada desde o princípio trabalha bem metas e fases que culminam numa mudança de patamar. Nesse momento, cabe uma reunião geral com a sua equipe para revisão de tarefas, releitura de desempenho para reorganizar as funções e potencializar qualidades de acordo com o novo patamar da empresa, pra não haver retrocesso.

Serviços de contabilidade possuem importância estratégica para empresa, apresentando figuração detalhada de desempenhos e afins para que a empresa venha ter noção onde e como explorar e não fazer do ponto de virada um ponto de declínio posterior para empresa. Queimar etapas é bastante perigoso nesta situação.

A importância da contabilidade

Muitos pensam que a contabilidade é fator apenas de entrega de perspectivas e balanços financeiros periódicos da empresa. Uma grande parcela dos empresários, até mesmo desconhecem o poderio estratégico de uma estrutura contábil. Por mais que a utilização do serviço por pessoas jurídicas seja algo previsto em lei, alguns empresários negam a importância da segurança contábil nesses processos. Mas, esse texto mostra clarividentemente a importância dos equipamentos de contabilidade para o sucesso estratégico das empresas.