Um dos questionamentos do empreendedor é saber quanto tempo ele deve esperar para que a empresa possa dar, realmente, lucro.
Quanto tempo se deve esperar para uma empresa dar lucro real?
A partir das reflexões de final de ano, tenho certeza que um dos questionamentos de um pequeno ou médio empreendedor é saber quanto tempo ele deve esperar para que a empresa possa dar, realmente, lucro.
Reafirmo que uma das competências empreendedoras (talvez aquela a ser desenvolvida continuamente) é o exercício da paciência, pois no mundo dos negócios os retornos devem ser pensados a médio e longo prazo.
Nesse sentido, a resposta para a pergunta título deste artigo é: não existe tempo exato, pois tudo depende de fatores controláveis (gestão do negócio) e incontroláveis (externos aos negócios).
Fatores controláveis
Como itens controláveis, estão os investimentos necessários para abertura e crescimento da empresa, o domínio das despesas operacionais (margem operacional), a gestão das ações cotidianas para a operacionalização do negócio e as práticas adotadas para a retirada dos sócios.
O gerenciamento efetivo desses fatores, com a criação de indicadores de lucratividade para cada um por meio de taxas de contribuição e retorno (de acordo com a natureza da atividade), pode garantir que o lucro real venha a ser percebido a curto e médio espaço de tempo.
Fatores incontroláveis
Já os fatores externos, como a sazonalidade de vendas e de comportamento do mercado, os valores cobrados pelos fornecedores, a tributação de impostos pelo Governo (seja Municipal, Estadual ou Federal), entre outros, devem ser continuamente vigiados para que as entradas financeiras (caixa) possam permitir com que o negócio opere sempre no azul e nunca no vermelho.
Habilidades para o lucro do negócio
Partindo da premissa de controle, retomo que a atividade empreendedora é desafiadora, principalmente em um país como Brasil, o que requer coragem, determinação, foco e trabalho para construção lucrativa do negócio.
Ressalto a palavra construção, pois somente a partir desse entendimento é que o tempo para o lucro real será “encurtado”. Porém, é necessário adquirir algumas habilidades:
Ter paciência
O retorno de investimento é incerto e a resiliência para as adversidades cotidianas é comportamento preponderante.
Importante ter a clareza que nos primeiros meses e anos a empresa pode não apresentar lucro, visto a necessidade de um tempo e investimento para a consolidação dos negócios. Muitos fracassam justamente por não ter paciência para esperar.
Ter foco nas vendas, e não somente nas operações internas
Saiba que nem todas as pessoas serão impactadas e influenciadas por suas ações de publicidade, o que é natural e não pode gerar frustração no empreendedor.
Torne seu produto e/ou serviço atrativo, tanto em relação às suas características e vantagens em consumir (comprar). Ter foco no atendimento de venda e pós-venda é essencial para um negócio lucrativo.
Ter um gestão financeira efetiva
Um fluxo de caixa bem gerido permite que o empreendedor possa tomar atitudes cotidianas para aumentar a margem de retorno, bem como a necessidade de cortar despesas (sempre que necessário).
Outro fator importante está, justamente, na possibilidade de novos investimentos para ampliar as vendas e renovar estoques, atendendo melhor os clientes e aumentando as entradas em caixa.
A partir dessa simples reflexão, percebemos que abrir e manter um negócio requer conhecimentos que muitas vezes nem os melhores profissionais tem – que é a autoanálise empreendedora.
Somente você, empreendedor, pode afirmar ao certo o que construir, o quanto de paciência tem para essa construção e qual tempo exato está nos seus planos para que tenha retorno do investimento.
Assim, deixo uma pergunta: qual é o tempo que você tem para esperar o lucro real do seu negócio?
Arnaldo Vhieira é coordenador do Curso de Gestão Financeira do Complexo Educacional FMU.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/quanto-tempo-devo-esperar-para-ver-se-minha-empresa-dara-lucro/